Leis de Newton
Nome:

Colégio em que estuda (se houver):




Leis de Newton

Primeira Lei de Newton: Princípio da Inércia
A tendência de todas as coisas na natureza é o equilíbrio. O equilíbrio pode ocorrer na forma de REPOUSO ou de MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU). Assim, se um corpo estiver em equilíbrio ele permanecerá em equilíbrio até que um agente externo o retire de seu estado de REPOUSO ou MRU, pois um corpo por si não pode desequilibrar-se.
A força necessária para tirar uma cadeira do repouso (v=0) e colocá-la e movimento, isto é, variar sua velocidade, não é suficiente para movimentar uma carro, o carro oferece maior resistência a variação de velocidade, em outras palavras a inércia do carro é maior que a da cadeira.
O cinto de segurança ilustra muito bem a lei da inércia. Este dispositivo de segurança tem por finalidade impedir que o ocupante do automóvel se choque com o pára-brisa do veículo.



É baseado na primeira lei de Newton que é passível realizar viagens espaciais à grandes distâncias sem gastar combustível, caso contrário os tanques de combustíveis das naves seriam gigantescos. Em viagens espaciais a grandes distâncias é possível a nave, por inércia, se deslocar com os motores desligados em MRU, fazendo vez por outra as correções de rota necessária.



Segunda Lei de Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica
A resultante das forças que atuam em um corpo é diretamente proporcional a aceleração por ele adquirida. O efeito de força sobre um corpo é fazê-lo acelerar, isto é, produzir variação de velocidade e, portanto desequilibrá-lo.

FR = ma

A segunda lei de Newton é mais abstrata que a primeira. Aceleração é produzida quando uma força atua sobre uma massa. Quanto maior a massa do corpo, maior será a intensidade da força necessária para acelerá-lo. A resultante das forças externas e a aceleração sempre irão possuir a mesma direção e o mesmo sentido. Por outro lado, é importante ressaltar que a equação anterior só é válida quando a massa do sistema permanece constante. Caso a massa seja variável, no caso de uma correia transportadora de minério, a equação deve sofre adequações. A medida que a quantidade de minério aumenta sobre a esteira, deve-se aumentar a força aplicada sobre a mesma para que a velocidade se mantenha constante, caso contrário chegaria o momento em que a esteira não se movimentaria. Para situações como esta aumenta-se a força, não para acelerar o corpo, mas para manter a velocidade constante a medida que a massa do sistema aumenta de acordo com equação que segue:

F = ΔQ/Δt = [(mf - mi)/Δt]v

logo temos:

F = (Δm/Δt)v



Terceira Lei de Newton: Princípio da Ação e Reação
Para toda força de ação existe uma força de reação de mesma direção, mesmo valor numérico e sentido contrário. Portanto as forças sempre atuam aos pares. Ao andarmos, empurramos o piso pra trás (ação) e o piso nos empurra para frente (reação).



Os foguetes ao levantarem vôo expelem (empurram) massa de combustível para trás(ação) e devido a força de reação são empurrados para frente. De forma semelhante pode-se explicar a decolagem e permanência de aviões em vôo.



Assim como numa colisão entre veículos as forças trocadas durante o choque tem mesma intensidade. Então, por que um veículo fica mais amassado do que o outro? Em alguns casos essa deformação na lataria do veículo já é inerente à sua concepção e introduzida como fator de segurança. Os engenheiros utilizam certos materiais para que ocorram deformações a fim de reduzir as forças de impacto sobre o corpo dos passageiros, na medida em que essas deformações fazem com que o veículo desacelera em um maior intervalo de tempo. Isso se verifica na fórmula -1, quando durante a colisão o carro vai se desmanchando por completo. Outras vezes, isso ocorre por que um veículo é feito com material mais resistente do que o outro ou porque tem uma maior superfície externa para distribuir as forças trocadas durante a colisão, isso se verifica muito na colisão entre ônibus ou caminhões e carros de passeios, onde o estrago produzido no de passeio e muito superior àquele verificado no caminhão.





Como funciona um airbag



Vídeo sobre As Três Leis de Newton









Ciência e Cultura na Escola
Introdução.
Massa. A massa de um corpo é uma propriedade intríseca do corpo, que não depende do local onde se encontra...

http://www.ciencia-cultura.com/Pagina_Fis/aula_dinamica001.asp

Ciência e Cultura na Escola
Aula 2.
1a Lei de Newton - Princípio da Inércia.
"Qualquer corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento...

http://www.ciencia-cultura.com/Pagina_Fis/aula_dinamica002.asp

Laboratório Virtual de Física
Aumentando a força aplicada, o módulo da força de atrito estático fe também ... A força de atrito que então se opõe ao movimento é chamada de força de ...
http://www.virtual.unilestemg.br/laboratorio/forcas2.html

Feira de Ciências
Experimentos.
http://www.feiradeciencias.com.br/sala05/05_01.asp