Qualidades do Som
Nome:

Colégio em que estuda (se houver):




Qualidades do Som

Qualidades Fisiológicas do Som

a) Altura ou tonalidade:
É a qualidade que permite diferenciar sons graves de sons agudos. A altura de um som se relaciona com sua freqüência. Quanto maior a freqüência de uma som mais agudo ele será e, quanto menor a freqüência mais grave será.







obs.:
A voz masculina é grave e a feminina é aguda. A diferença é decorrente da densidade das pregas vocais. As pregas vocais masculinas são mais densas (grossas), produzindo um som grave. Já as pregas vocais feminina são mais finas ocasionando a produção de um som agudo.



b) Intensidade ou volume:
É a qualidade que permite diferenciar sons fortes de sons fracos. Para sons de mesma freqüência a intensidade depende a amplitude da onda. Quanto maior a amplitude mais intenso é o som produzido.



c) Timbre:
É a qualidade que permite diferenciar sons de mesma altura emitidos por fontes diferentes. O timbre depende da forma da onda (desenho da onda), como mostrado na figura ao lado. Esse desenho da onda e comumente denominado de harmônico. Na figura verifica-se que cada instrumento produz ondas com formas diferentes, isso faz com que o aparelho auditivo do ser humano reconheça o instrumento que o envia.



Intensidade
A intensidade de um som é dada pela razão entre a sua potencia e a área por ele atravessa., conforme a equação abaixo



Unidade no SI: w/m2

notas
01. A menor intensidade de som audível é denominada de limiar de audição e seu valor é Io = 10-12 w/m2. Quanto a intensidade do som começa a produzir desconforto auditivo, como início da sensação dolorosa, ela passa a ser denominada de limiar de dor e seu valor é de I = 1 w/m2

02. A onda sonora e tridimensional, por isso considera-se ao se propagar no ar assume a configuração espacial de uma esfera.



Observa-se que a Intensidade é inversamente proporcional a quadrado do Raio da esfera. Considerando que o Raio da Esfera representa a distância entre a fonte e o ouvinte, percebe-se que a quanto maior a distância menor a intensidade do som.

Nível Sonoro
É a grandeza física que responsável pela medida da sensação auditiva do ser humano.





Na prática usa-se decibel (dB), para converter de Bell, para decibell (dB), basta multipicar o resultado encontrado por 10.





Se você não ouve. Não peça pra falarem mais alto.
Quando não conseguimos ouvir não devemos pedir para as pessoas falarem mais alto e sim mais forte. Existem 3 qualidades...
http://fisicapaidegua.blogspot.com/2008/07/se-voc-no-ouve-no-pea-pra-falarem-mais.html