Conceitos Iniciais
Nome:

Colégio em que estuda (se houver):




Conceitos Iniciais

Eletricidade

É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados à carga elétrica.

Eletrodinâmica

É a parte da eletricidade que estuda os fenômenos relacionados à carga elétrica em movimento.

Eletrostática

É a parte da eletricidade que estuda os fenômenos relacionados à carga elétrica em repouso.

Átomo
A palavra átomo foi usada na Grécia antiga para designar a menor partícula. Aquela que não poderia ser dividida. Então átomo significa indivisível. Hoje em dia sabe-se que existe uma grande quantidade de partículas constituintes do átomo. Adotaremos nesse trabalho um modelo simplificado denominado modelo planetário. Onde existe um núcleo com partículas positivas (prótons) e neutras. Existe também uma eletrosfera onde os elétrons giram em torno do núcleo como no sistema solar.
Como o próton se encontra no núcleo do átomo a força de ligação é muito grande e, portanto numa situação do dia a dia é praticamente impossível arrancar o próton do núcleo do átomo.



Carga Elétrica Elementar (e):
Elementar quer dizer "último, indivisível, que não existe nada menor". A menor carga elétrica encontrada na natureza é a carga de um elétron ou de um próton. Essas cargas são iguais m valor absoluto, constituindo a chamada carga elementar.

e = 1,6 x 10-19 C

carga do próton = + e = 1,6 x 10-19 C
carga do elétron = - e = - 1,6 x 10-19 C

Carga elétrica (q):
Para determinarmos a carga elétrica total de um corpo basta multiplicar o número de cargas elementares em excesso que esse corpo possui pela carga elétrica elementar.

q = n x e

n = número de cargas elementares

Corpo neutro:
Apresenta o número de cargas positivas igual ao número de cargas negativas.

qpróton = qelétron

Corpo eletrizado:
O número de cargas positivas é diferente do número de cargas negativas.
qpróton = qelétron

Principio da atração e repulsão
Cargas de sinais opostos se atraem e cargas de mesmo sinal se repelem.




Condutores e Isolantes

Condutores
Em alguns materiais, os átomos possuem elétrons tão fracamente ligados que com facilidade abandonam o átomo e passam a mover-se livremente no espaço interatômico. Então, nesses corpos as cargas elétricas são móveis, podendo deslocar-se de um local a outro do corpo com grande facilidade. Materiais com essa propriedade chamam-se condutores.
São condutores todos os metais e as ligas metálicas; geralmente os elétrons mais afastados do núcleo de cada átomo passam a se mover no espaço, formando uma chamada "nuvem eletrônica". Os átomos do metal ficam assim ionizados, mas permanecem em seus postos no reticulado cristalino, e a nuvem eletrônica passa a constituir uma carga móvel que pode percorrer todo o volume ocupado pelo corpo.

Isolantes
Outros materiais têm átomos em que todos os elétrons são fortemente ligados, não havendo muita possibilidade de que os elétrons abandonem os átomos em que estão. Nessas condições, o corpo não apresenta nenhuma carga móvel e é chamado "isolante". São isolantes a louça, a borracha, os plásticos, o papel, o vidro, etc.







Questão Resolvida
Um corpo eletrizado com quantidade de carga Q=-32C, possui um nº total de prótons =4,0.10²º calcule o numero total de eletrons desse corpo
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AlUkEGKRdMz6TS17Dbv9947J6gt.;_ylv=3?qid=20080614135135AAx7FM0&show=7#profile-info-foXAuL09aa