Física Pai d'égua


Desafios de física

diários

São três níveis de exercícios todos os dias para você testar seu conhecimento em física.
Bons estudos!

Média
Em julho de 2005 três astrônomos anunciaram à União Internacional de Astronomia a descoberta de um novo planeta, reconhecido como o mais distante do sistema solar, localizado na constelação de Cetus, chamado tecnicamente de 2003 UB313. A maior distância deste planeta ao Sol é 97 UA (1 UA ≈ 1,5 x 108 km, que representa a distância média Terra-Sol), enquanto Plutão tem como maior distância 49 UA. A massa do novo planeta é aproximadamente 1,7 x 1022 kg e a de Plutão é aproximadamente 1,3 x 1022 kg . O tempo para o novo planeta completar sua órbita em torno do Sol é de 560 anos enquanto o de Plutão é de 250 anos.



Considerando as informações do texto e a figura acima, que representa as órbitas dos planetas, julgue as afirmações:

I A força gravitacional entre o novo planeta e o Sol é menor que a força gravitacional entre Plutão e o Sol quando ambos se encontram no afélio.
II Se no trecho A1A2 o novo planeta gasta o mesmo tempo que no trecho B1B2, então sua velocidade de translação em A1A2 é maior do que em B1B2.
III Como o novo planeta descreve uma trajetória elíptica em torno do Sol, pode-se concluir que ele obedece à 1ª Lei de Kepler.
IV O período do novo planeta é 2,24 vezes maior que o período de Plutão.

Estão corretas apenas:

a) I e IV
b) I, III e IV
c) II e III
d) I e II
e) II, III e IV


Fácil gabarito Difícil