Física Pai d'égua


Desafios de física

diários

São três níveis de exercícios todos os dias para você testar seu conhecimento em física.
Bons estudos!

Média
(UFPA 2007) O texto abaixo foi extraído na íntegra do sítio eletrônico do jornal O Estado de São Paulo (www.estadao.com.br), de 24 de agosto de 2006:

“É oficial: Plutão foi rebaixado. A partir de agora, o Sistema Solar é composto por oito planetas – de Mercúrio a Netuno – por planetas anões – incluindo Plutão – e por corpos pequenos (asteróides, cometas). A decisão saiu da Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (IAU), realizada em Praga, capital da República Checa.
Descoberto em 1930 pelo cientista americano Clyde Tombaugh (1906-1997), Plutão é objeto de discussão há décadas, principalmente devido a seu tamanho, que foi sendo progressivamente reduzido. Estima-se hoje que o planeta possua 2,3 x 103 quilômetros de diâmetro, muito menor do que a Terra (1,3 x 104 quilômetros).”

Baseado nos diâmetros fornecidos no texto, e considerando as massas da Terra e de Plutão como sendo MT e MP, respectivamente, pode-se afirmar que a razão entre os módulos das acelerações das gravidades nas superfícies de Plutão e da Terra é de aproximadamente

a)
b)
c)
d)
e)



Gabarito e



Fácil gabarito Difícil