Física Pai d'égua
CESUPA 2008

CESUPA 2008

6 questões





1. (CESUPA 2008) Em 1971, o astronauta americano Alan B. Shepard levou para a superfície da lua uma bolinha de golf e adaptou seu instrumento de coletar rochas como taco para fazer uma jogada. Quando recebeu a tacada, a bola percorreu uma distância bem maior do que faria se a mesma tacada fosse dada aqui na Terra. Se o astronauta pudesse controlar o ângulo (θ) que a trajetória da bola faz com a horizontal no início de seu movimento na lua, ele iria obter a máxima distância percorrida antes de tocar o solo quando o ângulo θ fosse de



a) 30o
b) 45o
c) 60o
d) 75o

2. (CESUPA 2008) Analise o texto abaixo sobre as diversas formas de propagação do calor e marque a alternativa com os termos que preenchem corretamente os espaços em branco, na seqüência correta.

O calor que recebemos do Sol se propaga até a Terra por ________. Ao aquecer a superfície do planeta de maneira desigual, como acontece no litoral, o calor que se propaga por ________ na atmosfera provoca a movimentação de massas de ar na forma de vento. Em uma casa com uma parede voltada para o poente, a temperatura na superfície da parede no interior da mesma aumenta com o passar do dia, porque o calor atravessa a parede, se propagando por ________.

a) radiação; convecção; condução.
b) convecção; radiação; condução.
c) condução; radiação; convecção.
d) radiação; condução; convecção.

3. (CESUPA 2008) Termômetros eletrônicos funcionam através de medidas da corrente elétrica que atravessa um fio cuja resistência varia com a temperatura. Uma bateria fornece uma voltagem constante para o fio e o aparelho mede a corrente elétrica que o atravessa e a converte em uma escala de temperatura. Suponha que um desses termômetros tenha resistência de 100 Ω a 0oC e que sua resistência aumente em 0,4 Ω para cada grau centígrado. Qual dos gráficos abaixo melhor representa os valores da corrente elétrica I no fio em relação à temperatura t?

a)
b)
c)
d)

4. (CESUPA 2008) Analise o movimento de um veículo que trafega de Belém até Salinópolis, percorrendo uma distância de 220km. O carro pára em alguns pontos do percurso e quando está em movimento ele tem uma velocidade constante de 100km/h. Considere que os tempos de desaceleração e de retomada da velocidade possam ser desprezados na análise do movimento, ou seja, considere que, em cada instante, o carro está a 100km/h ou está parado. Nestas condições, se o carro levou 3 horas para completar o percurso, por quanto tempo ele permaneceu parado?

(Note que esta é uma situação ideal. Na prática, a velocidade média de movimento para o carro na estrada de Belém a Salinópolis dificilmente pode ser de 100km/h).

a) 18 minutos.
b) 30 minutos.
c) 48 minutos.
d) 01 hora e 12 minutos.

5. (CESUPA 2008) A luz de uma estrela se propaga a partir dela para todas as direções no espaço. Uma estrela que vemos da Terra como um ponto de luz será vista com o mesmo brilho de qualquer ponto do espaço que esteja à mesma distância dela que a Terra. Os astrônomos usam o brilho, ou seja, a intensidade da luz de certas estrelas chamadas variáveis cefeidas, para estimar suas distâncias até nosso planeta. Considere duas estrelas que emitem luz com a mesma intensidade, sendo que uma está duas vezes mais distante da Terra do que a outra. Nestas condições, a estrela mais próxima será vista da Terra com um brilho quantas vezes maior do que a outra?

a) duas vezes
b) quatro vezes
c) seis vezes
d) oito vezes

6. (CESUPA 2008) O corpo humano está perfeitamente adaptado para a vida nas condições de pressão atmosférica que existem próximo do nível do mar, ou seja, uma pressão P0 = 105 N/m2. Uma pessoa pode sofrer sérios danos se ficar exposta a pressões muito maiores do que a pressão atmosférica normal. Por exemplo, um mergulhador estará sujeito a uma pressão cada vez maior conforme ele afunda na água.

A que profundidade um mergulhador estará sujeito a uma pressão duas vezes maior do que a pressão atmosférica normal?

a) 1 m
b) 10 m
c) 100 m
d) 1000 m

Respostas 1. b    2. a    3. c    4. c    5. b    6. b   

Banco de questões de Física
CESUPA 6 questões