Física Pai d'égua
FACI 2014

FACI 2014

5 questões





1. (FACI 2014) De acordo com a lei de Coulomb, a magnitude da força de interação elétrica entre duas partículas eletricamente carregadas, postas no vácuo, é diretamente proporcional ao produto das magnitudes das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Na fórmula da referida lei, a constante de proporcionalidade k é chamada de constante de Coulomb. Indique qual das alternativas a seguir melhor descreve a forma correta de se escrever o valor dessa constante, no sistema internacional de unidades

a) 9 x 109 N-1 C2 m-2
b) 9 x 109 N C2 m-2
c) 9 x 109 N C2 m
d) 9 x 109 N C-2 m2
e) 9 x 109 N C2 m2


2. (FACI 2014) Considere um sistema inercial de coordenadas cartesiano XYZ. Considere que uma bomba, em forma de partícula, se encontra em repouso na origem do referido sistema. Considere que, num certo instante, a bomba explode, dividindo-se em 5 partes, denominadas A, B, C, D, e E, todas com a mesma massa. A parte A move-se no sentido positivo do eixo Z, com velocidade de magnitude v. A parte B move-se no sentido negativo do eixo Z, com velocidade de magnitude 3v. A parte C move-se no sentido positivo do eixo Y, com velocidade de magnitude v. A parte D move-se no sentido negativo do eixo Y, com velocidade de magnitude v. Indique qual das alternativas a seguir melhor descreve o vetor velocidade associado à parte E.

a) Possui magnitude v e aponta no sentido negativo do eixo Z.
b) Possui magnitude 2v e aponta no sentido positivo do eixo Z.
c) Possui magnitude v e aponta no sentido negativo do eixo X.
d) Possui magnitude v e aponta no sentido negativo do eixo Y.
e) Possui magnitude 2v e aponta no sentido positivo do eixo Y.


3. (FACI 2014) Considere a superfície da água contida em um tanque. Considere a existência de um objeto em contato com a superfície da água e que, a partir de um dado instante, o objeto começa a vibrar. Essa vibração gera ondas circulares, estando o objeto vibrante no centro dos círculos. Considere que duas cristas sucessivas distam entre si 4 cm, e que a frequência de vibração do objeto é de 50 Hz. Indique qual das alternativas a seguir melhor descreve o intervalo de tempo, medido, a partir do início da vibração, que leva para que a primeira perturbação ondulatória produzida na superfície da água chegue a uma distância de 4m do objeto vibrante.

a) 1 s
b) 2 s
c) 4 s
d) 6 s
e) 8 s


4. (FACI 2014) Considere um sistema inercial de coordenadas onde uma massa de 2Kg se-encontra em repouso. Considerando a relação de Einstein entre massa e energia, indique qual das alternativas a seguir melhor descreve o valor da energia associada a essa massa. Considere velocidade da luz igual a 3 x 108 m/s.

a) 2 x 104 J
b) 3 x 106 J
c) 4 x 108 J
d) 9 x 1012 J
e) 18 x 1016 J


5. (FACI 2014) De acordo com o modelo atômico proposto por Bohr, os níveis de energia para o átomo de Hidrogênio são dados por uma fórmula que tem o formato En = -k/n2, onde n é um número inteiro positivo, e k é um fator constante positivo e com dimensão de energia. Com base nesse modelo, considere que um elétron orbitando no nível 2 decaia para o nível 1, havendo emissão de um fóton. Considerando h a constante de Planck, indique qual das alternativas a seguir melhor descreve o valor da frequência associada ao fóton emitido

a) k/(2h)
b) 3k/(4h)
c) k/h
d) 4k/(5h)
e) 16k/(3h)


Respostas 1. d    2. b    3. b    4. e    5. b   

Banco de questões de Física
FACI 5 questões