Física Pai d'égua
PUCPR 2014

PUCPR 2014

5 questões





1. (PUCPR 2014) Máquinas simples são dispositivos sem motor elétrico ou de combustão que facilitam as tarefas realizadas pelo homem. Dentre essas máquinas, podemos destacar: roldanas, alavanca e plano inclinado.

A seguir, são apresentadas três situações. Analise cada uma delas:

I – Uma alavanca de peso desprezível, na posição horizontal é utilizada como uma gangorra, onde se aplica uma força F de intensidade suficiente para mantê-la em equilíbrio.



II – Um sistema de roldanas ideais é organizado de forma a manter em equilíbrio um bloco de 50 kg, por meio de uma força F.



III – Sobre um plano inclinado em 30º com a horizontal e sem atrito, uma força F paralela ao plano é aplicada em um bloco de 20 kg que sobre com velocidade constante.



Para as situações descritas, considere g = 10 m/s2.
Quais são os valores de F (em newtons) para das situações I, II e III, respectivamente?

a) 100, 500 e 200
b) 50, 250 e 100
c) 50, 250 e 200
d) 100, 500 e 200
e) 200, 1000 e 400


2. (PUCPR 2014) Uma onda se propaga em um meio A e incide na superfície de separação com o meio B. A figura a seguir mostra isso e representa as frentes de onda, os ângulos formados com a reta normal, o raio incidente, refletido e refratado.



Sabendo que θ1 > θ3, analise as afirmações a seguir:

I. O meio B é mais refringente que o meio A.
II. O comprimento de onda λ1 é menor que o λ2.
III. É possível fazer a onda representada sofrer reflexão total propagando-se no meio A e incidindo na superfície de separação no meio B.
IV. Não se pode afirmar que θ1 = θ2.
V. A velocidade de propagação no meio B é menor que a velocidade de propagação.

Das afirmações anteriores, são corretas APENAS:

a) I e IV
b) I e III
c) I, IV e V
d) III e V
e) II, III e V


3. (PUCPR 2014) Numa festa de aniversário, a aniversariante resolveu servir suco para seus convidados. Misturando numa jarra água mineral e suco concentrado, ambos a 30°C, fez 1 litro de suco. Para diminuir a temperatura do refresco, colocou a seguir certa quantidade de cubos de gelo fundente (a 0°C), cada um com 20 g de massa. Alguns minutos depois, após obtido o equilíbrio térmico, todo o gelo havia derretido e o refresco encontrava-se a 20°C, sendo então servido aos convidados. Considerando os valores do calor específico e da densidade do suco concentrado iguais aos da água, e desprezando as trocas de calor com a jarra e o meio ambiente, é correto afirmar que o número de cubos de gelo colocados no refresco foi igual a

Dados: cágua = 1 cal/g.°C; dágua = 1 kg/L ; Lfusão = 80 cal/g.

a) 6
b) 8
c) 10
d) 12
e) 5


4. (PUCPR 2014) Galileu Galilei (15 de fevereiro de 1564 — 8 de janeiro de 1642) foi físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Personalidade fundamental na revolução científica, foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Entre outras contribuições, enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana.
Um dos problemas abordados por Galileu foi o de comparar os movimentos de objetos abandonados simultaneamente dos pontos A, B e C da figura, situados sobre uma mesma circunferência, os quais, pela ação da gravidade, descem pelas trajetórias indicadas, na ausência de qualquer tipo de atrito.

Sobre este experimento de Galileu, desprezando as dimensões dos objetos, afirma-se:

I. Os três objetos atingem o ponto P no mesmo instante.
II. Os três objetos atingem o ponto P com velocidades de mesma intensidade.
III. Chegará antes ao ponto P o objeto que possuir massa maior.



É(são) correta(s) as afirmações:

a) I somente
b) II somente
c) III somente
d) Todas
e) Nenhuma


5. (PUCPR 2014) Prédio espelhado vira ‘fritadeira’ e derrete carros em Londres

Arquitetura criativa da torre de 37 andares na City londrina virou lente de aumento gigante



Os arquitetos adoram inventar moda e criar novas formas para chamar a atenção e tornar os ambientes mais criativos, agradáveis e ecológicos. Mas às vezes erram na mão e acabam criando problemas. Eles acharam que haviam pensado em tudo quando criaram a torre de vidro na City, o centro financeiro no coração da cidade. O arranha-céu de 37 andares tem espelhos em curva na parte superior para dar um ar grandioso à área de convivência na cobertura – a qual será aberta ao público em maio, quando o prédio ficará pronto. A construção iniciada em 2011 tem central de aquecimento ecológico, elevadores super rápidos, jardim no terraço e uma vista espetacular. O detalhe que estragou o projeto grandioso foi que as paredes espelhadas em formato convexo se transformaram em uma grande lente que captura o calor do Sol e reflete a luz de forma concentrada para o chão como se fosse uma lente.

Disponível em:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economiageral, predio-espelhado-vira-fritadeira-e-derrete-carros-emlondres, 163666,0.htm. Acesso em: 02 set. 2013.

Apesar de, sob o ponto de vista do linguajar da Física, o texto da reportagem apresentar inadequações como denominar de lente o que na realidade é um espelho e este ter a sua face côncava (e não convexa, como consta) voltada para o Sol, a informação reforça os conhecimentos adquiridos pelo estudante quanto às propriedades dos espelhos esféricos. Sobre os espelhos esféricos gaussianos, afirma-se:

I. Raios luminosos que incidem paralelamente ao eixo principal refletem-se na direção do centro de curvatura.
II. Espelhos convexos sempre fornecem imagens ampliadas de objetos reais.
III. Espelhos côncavos sempre fornecem imagens virtuais de objetos reais.

É(são) correta(s) as afirmações:

a) Todas
b) I e II, somente
c) I e III, somente
d) II e III, somente
e) Nenhuma


Respostas 1. b    2. a    3. e    4. a    5. e   

Banco de questões de Física
PUCPR 5 questões