Física Pai d'égua
UNIFEI 2008

UNIFEI 2008

8 questões





1. (UNIFEI 2008) O sistema da figura é constituído por três bolas feitas de um mesmo material, de massas mA, mB e mC. Se a bola A é largada de uma altura H com velocidade inicial nula e sabendo que não há atrito, pode-se dizer que:



a) Se as colisões forem perfeitamente elásticas, a bola C sempre atingirá a altura máxima H, independentemente das massas das bolas.
b) Se as colisões forem perfeitamente inelásticas, o sistema formado pelas três bolas subirá até a uma altura H/3.
c) Se as colisões forem perfeitamente elásticas e mA = mB = 2mC, então a bola C subirá até a altura 2H.
d) Se as colisões forem perfeitamente inelásticas e mA = mB = mC, o sistema formado pelas três bolas subirá até a uma altura H/9.

2. (UNIFEI 2008) O conhecimento da distribuição de cargas e do valor do campo elétrico nos materiais permite que se possam compreender os princípios físicos do funcionamento dos dispositivos eletro-eletrônicos baseados nesses materiais. Suponha que um material condutor está sendo analisado. Qual das afirmativas abaixo está errada?

a) O módulo do campo elétrico no exterior de uma esfera uniformemente carregada depende apenas da carga total e da distância do ponto exterior ao centro da esfera.
b) O campo elétrico dentro de uma esfera uniformemente carregada ou no interior de uma casca cilíndrica infinitamente extensa é constante e não nulo.
c) O potencial elétrico em qualquer ponto dentro de um condutor é constante.
d) As cargas em excesso somente podem estar na superfície externa de um condutor.

3. (UNIFEI 2008) Uma vasilha graduada contém água e gelo. O nível da água é anotado inicialmente quando a quantidade de gelo, em massa, correspondia a 20% do total do conteúdo da vasilha. De quanto o nível da água deverá alterar-se após todo o gelo derreter-se?

a) O nível subirá de 20% em relação ao nível inicial.
b) O nível subirá de 10%, pois apenas o gelo que está acima da superfície da água é responsável pela alteração do nível.
c) O nível da água não se altera com o degelo.
d) O nível da água pode até abaixar se houver porosidade no bloco de gelo.

4. (UNIFEI 2008) Uma criança balança dependurada numa árvore através de um cipó fixo num de seus galhos. Se o cipó não é muito resistente e corre o risco de se romper, em que ponto da trajetória do movimento da criança é mais provável que ele se rompa?

a) Mais provavelmente se romperá no ponto em que a criança fica mais elevada em relação ao solo.
b) A maior chance de se romper seria no ponto correspondente ao instante em que o cipó passa pela direção vertical.
c) O cipó só se romperia se o ângulo entre a direção vertical e a direção que passa pelo cipó exceder a 30°.
d) O cipó não é resistente, então ele pode se romper em qualquer posição.

5. (UNIFEI 2008) Para o circuito elétrico mostrado na figura, pode-se dizer que a resistência equivalente e a corrente que passa pelo resistor de 4 Ω valem:



a) 10 Ω e 0,75 A
b) 12 Ω e 0,25 A
c) 5 Ω e 1,00 A
d) 10 Ω e 1,25 A

6. (UNIFEI 2008) Dois pulsos de mesmo comprimento de onda λ e mesma amplitude se propagam na mesma direção e em sentidos opostos por uma corda, conforme mostrado na figura. Quando os pulsos estão na região entre os pontos X e Y, que estão separados por uma distância λ, a forma da onda resultante será:



a)
b)
c)
d)

7. (UNIFEI 2008) As órbitas dos planetas em torno do Sol são elípticas de pequenas excentricidades. Vamos supor que a figura abaixo, apesar da excentricidade exagerada, represente a órbita de um dos planetas do sistema solar. Em que posição a energia cinética do planeta é máxima?



a) Posição 1
b) Posição 2
c) Posição 3
d) Posição 4

8. (UNIFEI 2008) Um fio que transporta uma corrente elétrica I é colocado numa região de campo magnético uniforme B dirigido para fora da página (vide figura). A força resultante sobre o fio é:



a) Nula
b) Dirigida para a esquerda
c) Dirigida para a direita
d) Entrando no plano do papel

Respostas 1. d    2. b    3. c    4. b    5. b    6. a    7. d    8. c   

Banco de questões de Física
UNIFEI 8 questões