UFPA - PSS2 2006

01. No mês de agosto passado a Agência Estado divulgou, e os jornais reproduziram, as notícias abaixo.


Sexta-feira, 05 de agosto de 2005 - 09h36

Submarino russo fica preso no fundo do mar com 7 tripulantes
São Paulo -
A Rússia pediu ajuda internacional para tentar resgatar um minissubmarino que ficou preso em redes de pesca no fundo do mar com sete tripulantes. O oxigênio deve durar no máximo 48 horas. Três barcos de guerra do Japão já estão a caminho da Peníssula de Kamchatcka, no extremo leste do país, onde a embarcação está encalhada a 190 metros de profundidade. Dez navios russos foram enviados ao local. Os EUA também devem participar da operação de ajuda.

O minissubmarino de classe Priz, normalmente usada para realizar resgates em grandes profundidades, não possui meios de propulsão próprios e ficou preso no fundo do mar depois de ter enroscado em redes de pesca.


Sexta-feira, 05 de agosto de 2005 - 19h27
Nove navios russos tentam libertar submarino afundado
Moscou -
Nove unidades da Frota do Pacífico russo trabalham contra o tempo para salvar os sete marinheiros que estão dentro de um minissubmarino militar, imobilizado desde quinta-feira a 190 metros de profundidade em uma baía de Kamchatka. De acordo com anúncio do comandante-em-chefe da Frata, almirante Viktor Fyodorov, já se conseguiu prender o submarino com um cabo, o que ajudará no resgate da tripulação. "A essa hora, os cabos de reboque estão presos e nossos navios cumprem ao mesmo tempo a ação de suspender e rebocar o submarino do fundo do mar", relatou, em entrevista à TV.


Sábado, 06 de agosto de 2005 - 21h46
Libertado submarino russo preso no fundo do mar
Moscou -
Um robô britânico teleguiado mergulhou no mar e cortou os cabos que prendiam o minissubmarino russo AS-28 "Priz" ao fundo do Oceano Pacífico. Pouco depois, os tripulantes do submarino receberam ordem de se preparar para abandonar a embarcação. O robô Scorpio-45 havia submergido neste domingo de manhã (hora local) para tentar soltar o minissubmarino, preso no fundo do mar em uma baía de Kamchatka.


Com as informações do noticiário, é correto interpretar:

a) O AS-28 estava enroscado nas redes de pesca, sob pressão aproximada de 20 atm, antes de ser resgatado.
b) Os tripulantes quase morreram pelo fato de o oxigênio, dentro do AS-28, estar a uma pressão de 19 atm.
c) Enquanto o robô Scorpio-45 submergia sob as águas da baía de Kamchatka, o empuxo sobre ele aumentava.
d) A sorte dos tripulantes foi que, durante a submersão do AS-28 em sua missão, antes de este ficar preso nas redes, o aumento da pressão externa sobre a sua estrutura foi compensado com a diminuição da pressão interna do ar nele contido.
e) Independentemente do tempo de duração do oxigênio, o grande risco de morte dos tripulantes do AS-28 decorria do fato de, àquela profundidade, sua pressão arterial manter-se em 19 atm durante um tempo muito longo, o que poderia levá-los a um derrame cerebral.

02. As mães primíparas aprendem com suas mães e avós que, para banhar seus recémnascidos, devem fazê-lo com água tépida, por volta dos 40oC.
Muitas dessas mães, no entanto, não dispondo de termômetro, costumam derramar uma panela de água fervente na banheira do bebê, e amornam essa água com a da torneira, que tem uma temperatura, na nossa região, bem próxima dos 25oC. Considerando-se a situação referida, é correto afirmar que o número de panelas de água da torneira a ser vertida sobre a água fervente na banheira, para garantir um banho morno ao bebê é

a) 8
b) 7
c) 6
d) 5
e) 4

03. O violão tem uma afinação padrão, como mostrado na figura abaixo, em que normalmente a corda prima, a Mi mais aguda, vibra uma oitava acima da corda bordão, a Mi mais grave.
Com base nas informações dadas acima, e confirmadas na figura que se apresenta, é correto afirmar:

a) A velocidade com que a onda se propagará no bordão percutido será a mesma com que se propagará na corda prima, se as tensões com que elas forem esticadas forem iguais.
b) Quando o bordão for percutido, vibrará com uma freqüência maior do que a do som que será ouvido.
c) O comprimento de onda do som que será ouvido, ao tocar a corda prima, será diferente do comprimento da onda que se propagará nesta corda.
d) O comprimento de onda natural na corda prima é bem menor do que o comprimento de onda natural do bordão, pelo fato de este produzir som mais grave.
e) Como os comprimentos das duas cordas Mi são praticamente iguais, mas o bordão é mais grosso, este deve ficar quatro vezes mais tenso do que a prima, quando o violão estiver afinado.

04. O RUIDO FICA DO LADO DE FORA - Afinal inventaram o que faltava nestes tempos barulhentos: o fone de ouvido que bloqueia os ruídos externos. Em potência máxima é capaz de reduzir em 10 dB a barulheira externa. Ele foi projetado para filtrar os ruídos contínuos e de baixa freqüência, como o do motor de aviões, carros e trens, mas não bloqueia os sons de alta freqüência, como a voz humana, campainhas e latidos de cachorros. O mecanismo de bloqueio do som segue um princípio de física: o de que uma onda pode ser anulada por outra igual, emitida em sentido contrário. O fone capta o ruído externo e transmite as informações para um microprocessador que depois de identificar sua intensidade envia por meio de um alto-falante uma onda sonora idêntica. Só para se ter uma idéia de sua utilidade, o ruído interno dentro de um trem de metrô é de 95 dB enquanto que sons a partir de 130 dB - equivalentes ao de uma turbina de avião a 100m de distância - podem causar danos permanentes à audição. (Adaptado de VEJA, edição de 21 de abril de 2004).

Com base nas informações do texto e lembrando que o nível de intensidade sonora (N), em decibéis, correspondente a uma intensidade específica (I), é dado por

em que Io é a intensidade mínima auditiva, julgue as afirmações abaixo.

I O princípio de física, a que a reportagem se refere, é denominado interferência, e a onda sonora enviada para anular o ruído deve estar em oposição de fase com este.
II Quando operando em potência máxima, o fone de ouvido, mencionado no texto, permite que a intensidade física do ruído captado pelo ouvido seja dez vezes menor.
III O fone de ouvido, referido no texto, tem eficiência na filtragem de ruídos graves, mas não tem eficiência na filtragem de ruídos agudos.
Está (ão) correta (s)

a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e III.
e) I, II e III.

05. Para obter água aquecida, um estudante montou o seguinte sistema, esquematizado na figura I, abaixo: no coletor solar, feito de uma cuba de vidro, com fundo metálico preto-fosco, a água é aquecida pela radiação e, através de um ciclo convectivo usando as mangueiras 1 e 2, é armazenada no reservatório térmico.
O estudante realizou dois experimentos: primeiro o coletor foi exposto à ação do sol e depois, nas mesmas condições, apenas à luz de uma lâmpada de 200W. Os resultados da variação de temperaturas do reservatório em função do tempo, nos dois experimentos, estão representados no gráfico da figura II abaixo.

Com base na interpretação das figuras I e II, é correto afirmar:

(A) Ao se usar a lâmpada, observa-se que o processo de aquecimento da água foi mais eficiente do que com o uso da radiação solar.
(B) No intervalo de 10 min a 40 min, observa-se que a radiação solar aqueceu a água a uma taxa 1,5 vezes maior do que a lâmpada.
(C) O aquecimento da água com o uso da lâmpada é menos eficiente, no entanto, nesse caso, a resposta ao aquecimento é mais rápida.
(D) Acima de 40oC, o aquecimento com a radiação solar torna-se mais rápido.
(E) O fundo preto-fosco não serve somente para absorver a radiação incidente, mas, principalmente, para produzir efeito estufa dentro do coletor solar.

06. Ao brincar com um cilindro de madeira de densidade mc e altura h, em um tanque com água de densidade ma, você perceberá que o cilindro flutua, em equilíbrio, conforme indica a figura I. Caso você dê um leve toque na face superior e emersa (figura II), notará que o cilíndro, após imergir uma certa profundidade, oscilará por algum tempo, sujeito a uma força restauradora de intensidade do tipo F = kx, tal qual um oscilador harmônico típico.
A aplicação do modelo de um oscilador harmônico simples é bastante razoável para se descrever o movimento de sobe e desce do cilindro, sujeito ao campo gravitacional g, se a água for considerada um líquido ideal. Tendo por base essa situação, pode-se prever que o período de oscilação do cilindro é

gabarito


Inicial | Noticias |  Teorias | Provas |  Jornais | Contatos |  Assinaturas | Autores